Lar de idosos cria ‘armaduras’ de plástico e promove ‘semana do abraço’ em SP

Brasil/ 30 de agosto 2020/ Por: G1 santos/ Fonte: https://g1.globo.com/

Funcionários produziram estrutura onde as pessoas encaixam os braços para abraçar os idosos sem contato físico, em Cubatão. Ação repercutiu na web.
Lar promoveu 'semana do abraço' adaptada à pandemia, para que idosos pudessem rever familiares e amigos — Foto: Reprodução/Facebook

Lar promoveu ‘semana do abraço’ adaptada à pandemia, para que idosos pudessem rever familiares e amigos — Foto: Reprodução/Facebook

O Lar Fraterno de Cubatão (SP) está promovendo a ‘semana do abraço’ para os idosos que vivem no local. Para isso, funcionários confeccionaram ‘armaduras’ de plástico moldadas para adultos, crianças e cadeirantes, permitindo que as pessoas amparadas no equipamento possam abraçar familiares, amigos e até mesmo pessoas com quem convivem diariamente.

O projeto foi proposto por Edinho de Freitas, presidente licenciado do Lar Fraterno. A instituição não tem fins lucrativos e atua desde 1981 no município. Segundo a coordenadora do local, que prefere não se identificar, a iniciativa foi promovida para que fosse possível “quebrar a barreira imposta pela pandemia da Covid-19”.

“Desde março, a entidade está fechada para preservar esses idosos, e com isso nenhum deles foi infectado pelo vírus. Mas, a saudade da família e amigos estava grande, então, foi feita essa ação. E até nós, que trabalhamos lá, também não podemos abraçá-los, então, foi uma oportunidade para todos. Só é obrigatório ir de máscara”, explica.

Plástico de proteção foi adaptado para que cadeirantes também possam participar de projeto — Foto: Reprodução/Facebook

Plástico de proteção foi adaptado para que cadeirantes também possam participar de projeto — Foto: Reprodução/Facebook

“Fizemos três tipos, um para a pessoa alta poder abraçar por fora, outro com adaptação para cadeirante o terceiro para crianças, pensando nos netos que quiserem abraçar seus avós”, explica.

A ação começou no dia 27 de agosto e será estendida até 3 de setembro. Ocorre das 15h às 17h, na Avenida Joaquim Miguel Couto, no bairro Vila Paulista. Não só familiares e amigos dos idosos podem participar, também podem aderir à ‘semana do abraço’ todas as pessoas que se interessarem.

“Os idosos ficaram emocionados, um deles até chorou de felicidade, porque sempre tivemos o hábito de abraçá-los e beijá-los, e com a pandemia, tivemos que parar com esse afeto físico. Então, para todos nós, foi um momento muito emocionante”, diz a coordenadora do lar.

Os idosos ainda produziram uma flor de fuxico como lembrança para quem for abraçá-los. O projeto foi postado pelo Lar Fraterno nas redes sociais e emocionou internautas, sendo elogiado e compartilhada por diversas pessoas e páginas regionais. Para manter o amparo às pessoas da Terceira Idade, a instituição destaca que aceita doações, e o contato pode ser feito por meio de suas redes sociais.

Ação repercutiu nas redes sociais e foi compartilhada por diversas pessoas — Foto: Reprodução/Facebook

Ação repercutiu nas redes sociais e foi compartilhada por diversas pessoas — Foto: Reprodução/Facebook

Deja un comentario

Lar de idosos cria ‘armaduras’ de plástico e promove ‘semana do abraço’ em SP – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: