No Peru, pandemia levou cerca de 300 mil alunos a desistirem da escola

Publicado: 23 septiembre 2020 a las 7:00 pm

Categorías: Noticias / Noticias América

Peru/ 23 de setembro 2020/ Por: G1/ Fonte: https://g1.globo.com/

24 de julho de 2020 - Os irmãos Juan Carlos, 13, Alvaro, 10, e Roxana Cabrera, 16, acompanhados pela mãe Raymunda Charca, em uma colina para captar sinal de celular e acessar as aulas virtuais. Cerca de 300 mil alunos abandonaram a escola neste ano no Peru por conta da necessidade de trabalhar ou da dificuldade de receber aulas virtuais em meio à pandemia do coronavírus. — Foto: Carlos Mamani / AFP

24 de julho de 2020 – Os irmãos Juan Carlos, 13, Alvaro, 10, e Roxana Cabrera, 16, acompanhados pela mãe Raymunda Charca, em uma colina para captar sinal de celular e acessar as aulas virtuais. Cerca de 300 mil alunos abandonaram a escola neste ano no Peru por conta da necessidade de trabalhar ou da dificuldade de receber aulas virtuais em meio à pandemia do coronavírus. — Foto: Carlos Mamani / AFP

Cerca de 300 mil alunos abandonaram a escola no Peru durante a pandemia, segundo uma estimativa do Ministério da Educação divulgada nesta terça (22). O número equivale a 15% das matrículas no país. A informação é da agência France Presse.

De acordo com o governo, entre os motivos estão a necessidade de trabalhar e as dificuldades de acesso às aulas virtuais.

“A educação não tem sido uma prioridade na pandemia. O alto índice de evasão é um sinal de um sistema educacional precário”, disse à AFP o analista Luis Benavente, diretor da consultoria Vox Populi. “Nenhum esforço foi feito para melhorar a educação e a saúde durante este governo ou nos anteriores”, acrescentou.

No Brasil, não há números estimados sobre evasão e abandono escolar durante a pandemia. Estados e municípios buscam evitar o problema por meio da “busca ativa escolar”, que é a identificação de casos e a procura por estudantes para tentar solucionar o problema. No entanto, nenhuma rede de ensino estima o número de alunos que poderão abandonar as escolas em 2020. A maioria afirma que vai esperar o retorno às aulas presenciais para confirmar se o estudante abandonou mesmo os estudos ou só não se adaptou às atividades remotas.

Descubre más desde Cognición

Suscríbete ahora para seguir leyendo y obtener acceso al archivo completo.

Seguir leyendo