Angola: Escolas do I e II ciclo em condições para o arranque das aulas

Publicado: 27 septiembre 2020 a las 6:00 pm

Categorías: Noticia África / Noticias

Angola 27 de setembro 2020/Por: Angop/JW/Fonte: https://m.portalangop.co.ao/

Saurimo – Nove escolas do primeiro ciclo e 15 outras do segundo a nível da província da Lunda Sul, foram criadas as condições para o arranque das aulas no dia 05 de Outubro próximo, revelou na sexta-feira, em Saurimo, o director do gabinete provincial da educação, Perfeito Candondolo.

Em declarações à ANGOP, o responsável disse que após a suspensão em Março, depois do registo dos primeiros casos de gripe pelo novo coronavírus (covid-19) no país, as escolas com classes de transição, a 6ª classe no ensino primário, a 9ª no I ciclo, a 12ª e a 13ª no II ciclo do ensino secundário, estão prontos para arrancar.

Explicou que nestas escolas foram colocadas termómetros, lavatórios e recipientes para a higienização das mãos para discentes e docentes.

Fez saber que a única dificuldade prende-se com as escolas do ensino primário por albergar maior número de alunos, que não dispõem de condições para o arranque das aulas, dai que deve a ver sinergias dos encarregados da educação, para que se possa a curto prazo ultrapassar a situação.

Perfeito Candondolo apelou aos pais, encarregados de educação e sociedade civil a continuarem a transmitir aos petizes as medidas de biossegurança, pautando sempre por acções pedagógicas de incentivo, para que elas possam regressas as aulas protegidas e a saber conviver com a actual situação.

De acordo com o calendário, no dia cinco de Outubro começam as aulas no ensino universitário e para as classes de transição do I e II ciclo do ensino secundário (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes).

No dia 19 de Outubro entram em cena os estudantes da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classes, ambas ainda do II ciclo do ensino secundário, ao passo que no ensino primário e no I ciclo começam dia 26 de Outubro.

Antes da suspensão das aulas em detrimento da covid-19, o sector da Educação na Lunda Sul, havia matriculado no presente ano lectivo 248 mil alunos, em 362 escolas, perfazendo mil e 681 salas de aula da iniciação ao ensino secundário do II ciclo, assegurados por quatro mil 121 professores.

Fonte da noticia: 

https://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2020/8/39/Escolas-ciclo-condicoes-para-arranque-das-aulas,5d3a3b4b-e870-44ce-a260-febd66b5da2a.html

Fonte da imagem:

dw.com 

Descubre más desde Cognición

Suscríbete ahora para seguir leyendo y obtener acceso al archivo completo.

Seguir leyendo