Angola: Covid-19: Governador realça papel dos pais no retorno às aulas

Angola 28 de setembro 2020/ Por: ANGOP/Fonte: https://m.portalangop.co.ao/

Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou à colaboração dos pais e encarregados de educação na aquisição de máscaras e álcool em gel para os filhos.

As aulas foram interrompidas em Março do ano em curso, devido à Covid-19.

De acordo com o calendário, no dia 5 de Outubro começam as aulas no ensino universitário e para as classes de transição do I e II ciclos do ensino secundário ( 6.ª, 9.ª, 12.ª e 13.ª classes).

No dia 19 de Outubro, entram em cena os estudantes da 7.ª, 8.ª, 10.ª e 11.ª classes, ambas ainda do II ciclo do ensino secundário.

As aulas no ensino primário e do I ciclo começam no dia 26 de Outubro.

Com as turmas divididas em grupos, no ensino primário e I ciclo, as aulas terão a duração de 02h30, enquanto no II ciclo do ensino secundário 03h30 de duração, sem direito a intervalo.

Nos dias alternados, os alunos que não forem à escola assistirão às aulas à distância, via televisão e rádio, e efectuarão as tarefas de casa.

Segundo o governante, que falava a propósito do retorno às aulas, não se deve esperar que apenas seja o Governo a criar as condições de biossegurança, por se tratar de uma pandemia que requer responsabilidade individual.

Ernesto Muangala  pediu colaboração aos pais e encarregados de educação na aquisição de máscaras e álcool em gel para os filhos, enquanto o Governo cria condições de biossegurança nas escolas, consubstanciadas na canalização de água, sistema de desinfestação, sabão, entre outras coisas.

Conforme o governante, é necessário que os pais e encarregados de educação passem informações sobre a pandemia aos filhos, instruindo-os sobre como devem prevenir-se.

Na Lunda Norte, as quinze escolas do II ciclo do ensino secundário na Lunda Norte têm as condições de biossegurança criadas para o retorno às aulas, no dia 05 de Outubro, dispondo de água canalizada e reservatórios, material de biossegurança e pessoal treinado para prestar primeiros socorro.

Todas as escolas deste nível no município do Chitato têm água canalizada, energia eléctrica da rede, acrescentando que foram instaladas torneiras na entra das instituições.

Já nos nove municípios do interior, as administrações municipais, em colaboração com o Gabinete da Educação, instalaram reservatórios nas entradas dos recintos, nas portas das salas de aulas e nos wc’s.

No II ciclo, foram matriculados 19 mil 290 alunos, no presente ano lectivo, distribuídos em seis escolas do magistério primário, dois institutos técnicos e sete liceus.

Fonte da noticia: 

https://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2020/8/40/Covid-Governador-realca-papel-dos-pais-retorno-aulas,7cf4643a-4cab-4465-9c32-584e368a7d30.html

Fonte da imagem: 

SALA DE AULAS COM ALUNOS NA ESCOLA DO 1.º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO N.º 5111, EM VIANA (ARQUIVO)

Deja un comentario

Angola: Covid-19: Governador realça papel dos pais no retorno às aulas – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: