Angola: Covid-19: Escola de inclusão do Cuando Cubango recebe material de biossegurança
Angola – Menongue 09 de outubro 2020/ Por: ANGOP/Fonte: https://m.portalangop.co.ao
Menongue – O Gabinete da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, procedeu, nesta sexta-feira, a entrega de um conjunto de material de biossegurança ao Complexo Escolar de Inclusão Mwene Tchicomba, localizado em Menongue, capital do Cuando Cubango.
Trata-se de um lote de duas mil e 300 máscaras, 120 termómetros, 50 unidades de álcool gel e 52 viseiras.
A instituição, inaugurada em 2018, conta com com 12 salas de aulas e mais de mil alunos matriculados.
Afecto a Igreja Católica, acolhe alunos do ensino geral e com necessidades especiais dos bairros periféricos da cidade de Menongue.
Localizado no bairro 45, conta com 55 docentes do ensino especial, mais de 60 do sistema geral.
O gesto, cujo acto de entrega coube a vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Carla Cativa, enquadra-se no âmbito do combate e prevenção contra a Covid-19.
Carla Cativa afirmou que, com o material recebido, estão assim criadas as condições de higienização e de biossegurança para o conforto dos professores e alunos.
Sublinhou que, para o ensino especial, a viseira tem um papel muito fundamental por causa da comunicação aluno/professor, da linguagem gestual e não só, uma vez que, para além de atender os alunos do ensino especial, também tem os alunos do ensino normal.
Uma das grandes preocupações tem a ver com a questão da testagem, dado que existem professores e alunos que estavam noutras regiões do território nacional, e tendo em conta o reinício das aulas deverão regressar.
A nível da província procedeu-se a realização da testagem em lugares de aglomerados, como mercados, paragem de viaturas, estação de comboio, antes do reinício da actividade lectiva.
O Cuando Cubango foi contemplada com mil testes rápidos e 2.300 zaragatoas.
Na cidade de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, cerca de 150 pessoas aguardam os resultados da testagem.
O Cuando Cubango conta com casos postivos, que resultaram em mortes, importados do Bié e da Huíla.
Fonte da noticia:
Fonte da imagem:
vivenciaspressnews.com
Categorías