Moçambique: MCTESTP homenageia primeira cátedra em Matemática no país e pesquisadora do INS

Moçambique 12 de outubro 2020/Por: O país/  Fonte: http://opais.sapo.mz/

MCTESTP homenageia primeira cátedra em Matemática no país e pesquisadora do  INS

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) homenageou hoje Farida Abdul Fagilde, vice-reitora da UniRovuma; e Raquel Matavele Chissumba, bióloga e pesquisadora afectA ao Instituto Nacional de Saúde (INS), pelo contributo de ambas na área de ensino e pesquisa no país.

Sarifa Fagilde é a primeira mulher catedrática em Matemática em Moçambicana. O grau foi obtido há duas semanas.

Raquel Matavele foi recentemente premiada pela UNESCO – num trabalho sobre a COVID-19 – no âmbito da iniciativa da Organização para Mulheres em Ciência para o Desenvolvimento.

Trata-se de um programa de bolsas de estudo que apoia mulheres cientistas em início de carreira de pesquisa, para liderar projectos de investigação científica importantes nos países em vias de desenvolvimento.

Raquel Matavele não esteve presente na cerimónia por questões de saúde. Sarifa Fagilde manifestou gratidão pelo reconhecimento e disse estar pronta para contribuir na qualidade de ensino no país.

A homenagem às duas mulheres acontece durante a celebração do Dia do Professor.

Fonte da noticia: 

http://opais.sapo.mz/mctestp-homenageia-primeira-catedra-em-matematica-no-pais-e-pesquisadora-do-ins

Fonte da imagem:

opais.sapo.mz

Deja un comentario

Moçambique: MCTESTP homenageia primeira cátedra em Matemática no país e pesquisadora do INS – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: