Brasil: Ganhador do prêmio Educador do Ano conta como ensinou matemática ao desafiar alunos a projetar uma casa

Brasil 01 de novembro 2020/Por:  Elida Oliveira, G1/Fonte: https://g1.globo.com/

Luiz Felipe Lins, que cresceu sem pai no Morro de Santa Teresa, no Rio, dá aulas na rede pública municipal e desenvolveu proposta que usou plantas de imóveis e maquetes na didática.

O professor de matemática Luiz Felipe Lins e as plantas de imóveis, que usa para ensinar matemática e geometria. — Foto: Nidiacris Ribeiro/ Trupe Filmes

O professor de matemática Luiz Felipe Lins e as plantas de imóveis, que usa para ensinar matemática e geometria. — Foto: Nidiacris Ribeiro/ Trupe Filmes

O professor de matemática Luiz Felipe Lins estava a caminho da escola municipal Francis Hime, em Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio), quando recebeu folhetos de um conjunto de moradia popular. Ao bater o olho na planta baixa do imóvel apresentado, teve um estalo: isso poderia ajudar nas atividades que desenvolve em aula. “Vi que ali daria para trabalhar muitas coisas.”

Lins, de 48 anos e 25 de profissão, propôs então que os seus alunos da 7ª série do ensino fundamental na Francis Hime reproduzissem em sala o desafio de projetar uma casa e planejar sua construção.

“Peguei instrumentos de desenho geométrico, régua, compasso, e coloquei para trabalharem em grupo. A partir daí já deu para estudar um monte de conceitos.”

A estratégia de pensar matemática e geometria por meio de questões práticas levou Lins a ser escolhido o Educador do Ano de 2020. O professor de Jacarepaguá foi destacado entre os dez projetos de ensino vencedores do Educador Nota 10, premiação que teve 3.700 inscritos e é realizada pela Fundação Victor Civita em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

A planta baixa que veio no folheto foi usada por Lins para discutir a lógica das divisões de cômodos no imóvel. O professor também forneceu dados sobre a legislação do município para mostrar as regras que guiam uma construção.

 

Deja un comentario

Brasil: Ganhador do prêmio Educador do Ano conta como ensinou matemática ao desafiar alunos a projetar uma casa – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: