Moçambique: Mercado europeu aberto a produtos moçambicanos

Moçambique 26 de novembro 2020/ Por: MMO/ Fonte: https://noticias.mmo.co.mz/

 

Economista Constantino Marrengula não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio. O embaixador da União Europeia em Moçambique diz que o mercado europeu está aberto à livre circulação de produtos moçambicanos sem quotas nem pagamento de direitos aduaneiros.

O objectivo, segundo António Sanchez Gaspar, é alavancar o empresariado, mas um economista considera isso um desiderato difícil de alcançar, dada a queda do peso da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano.

“Convidamos o empresariado moçambicano a aproveitar esta oportunidade de exportar para o mercado europeu com essas facilidades todas, mas observando os procedimentos de qualidade fitossanitária e certificação internacional”, afirmou Sanchez Gaspar.

Para a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, “esta é uma oportunidade que as empresas moçambicanas não devem perder, para colocarem os seus produtos no mercado europeu, observando os procedimentos e oferecendo produtos de qualidade”.

Contudo, o economista Constantino Marrengula, não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio, porque olhando, por exemplo, para aquilo que é a estrutura do PIB, nota-se uma tendência de queda do peso da indústria.

Referiu que neste momento, é mais fácil importar da China ou de qualquer outro país asiático do que produzir no país.

Fonte da noticia:

https://noticias.mmo.co.mz/2020/11/mercado-europeu-aberto-a-produtos-mocambicanos.html

 

Deja un comentario

Moçambique: Mercado europeu aberto a produtos moçambicanos – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: