Lélia Gonzalez: por um feminismo afro-latino-americano

Por: Alexandra Lima da Silva

 

Apesar de todas as muitas dificuldades vividas no ano de 2020, este também foi um ano fértil para muitas rosas negras. Este foi o caso de Lélia Gonzalez, que finalmente mereceu uma obra à altura de sua existência. Para mim, este belo livro é também, uma justa reparação histórica ao pensamento e obra desta importante intelectual brasileira: “filósofa, antropóloga, professora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX” (RIOS & LIMA, 2020).

Acredito sim que o livro Por um feminismo afro-latino-americano seja leitura obrigatória e urgente, e deveria constar nas ementas das disciplinas dos cursos de formação de professorxs no Brasil.

Organizado pelas professoras Flavia Rios e Márcia Lima, as quais também assinam a bela introdução, o livro conta com publicação da Zahar, e estrutura-se harmonicamente em 3 partes: Ensaios; Intervenções e Diálogos.

Que as palavras de Lélia González sigam presentes e sejam semente.

Axé.

 

Para saber mais:

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afr-latino-americano. Organização: Flavia Rios; Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

Link para o texto:

Lélia Gonzalez | Por um feminismo afro-latino-americano

Fonte do artigo:

http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/lelia-gonzalez-por-um-feminismo-afro-latino-americano

Imagem de destaque: Zahar / Divulgação

Fonte do texto: 04/01/2021Renata Lacerda

Deja un comentario

Lélia Gonzalez: por um feminismo afro-latino-americano – Sarraute Educación María Magdalena

A %d blogueros les gusta esto: