Moçambique: Professores na fila da vacina contra Covid-19

Publicado: 24 marzo 2021 a las 5:00 pm

Categorías: Noticia África

Moçambique 25 de março 2021/Por: Online notícias/Fonte: https://www.jornalnoticias.co.mz

Profesores e outros funcionários do sector da Educação poderão ser abrangidos, nos próximos tempos, pelo programa de vacinação contra a Covid-19, para reduzir o risco de propagação da doença nas escolas.

“Há intenção de incluir os professores e trabalhadores das escolas na vacinação contra a Covid-19, por serem um grupo com elevada probabilidade de facilitar a propagação da doença”, disse ontem, em Maputo, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe.

Porém, Matsinhe disse que a inclusão destes grupos profissionais está dependente da disponibilidade dos imunizantes.

Na habitual conferência de imprensa para a partilha de dados sobre a evolução da Covid-19, Matsinhe garantiu que o sector vai fazer monitoria da implementação das medidas preventivas da Covid-19 nas escolas para evitar que estes se tornem em focos de propagação.

Revelou que 57.305 profissionais do sector da Saúde já foram vacinados no país, com as províncias de Inhambane, Tete e Maputo mais próximas das metas. Há ainda cinco mil excluídos por serem gestantes, lactantes ou inelegíveis por outras razões.

Anunciou, entretanto, que há colegas seus que se recusaram a tomar a vacina, estando as autoridades a fazer neste momento o levantamento destes, bem como as razões da sua recusa. “É preciso realçar que a adesão às vacinas é voluntária”, lembrou.

De domingo para ontem, a Direcção Nacional de Saúde Pública registou 94 casos positivos, o número mais baixo de infecções, em 24 horas, desde Dezembro do ano passado.

O cumulativo de óbitos devido à pandemia subiu para 747, com a notificação da morte de uma mulher de 71 anos que se encontrava internada numa unidade sanitária da cidade de Maputo.

O Instituto Nacional de Saúde (INS) voltou a destacar ontem uma descida em todos indicadores da Covid-19, com destaque para a taxa de positividade por amostras testadas, hospitalizações e óbitos no mês de Março.

O director nacional de Inquéritos no INS, Sérgio Chicumbe, explicou que se a tendência se mantiver, Março poderá ser o mês com menos mortes e menor número de casos positivos, comparando com os meses de Janeiro e Fevereiro.

“Já há indicativos de que o mês de Março possa terminar com menos infecções, hospitalizações e óbitos. Entretanto, nada garante que não possa haver um recrudescimento de casos, sobretudo no contexto da reabertura das escolas e outras actividades económicas”, advertiu.

Fonte da noticia: 

https://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/2018-05-04-10-20-41/101128-professores-na-fila-da-vacina-contra-covid-19

Descubre más desde Cognición

Suscríbete ahora para seguir leyendo y obtener acceso al archivo completo.

Seguir leyendo